Pensamentos Espírita .

A nossa felicidade será naturalmente proporcional em relação à felicidade que fizermos para os outros.


A crítica dos outros só poderá trazer-lhe prejuízo se você consentir.



Histórico do celuz...


O objetivo deste “histórico” é relatar a trajetória da nossa casa espírita no plano material, pois no plano espiritual, este planejamento foi elaborado muito antes, disto temos a mais plena convicção , bem como nosso compromisso assumido, compromisso este, nos concedido por acréscimo da misericórdia Divina, para que assim pudéssemos evoluir e ressarcir parte de nossos débitos para com as leis Divinas e somos infinitamente a gradecidos a Deus e a Jesus, por essa maravilhosa oportunidade.

O início
Tudo começou quando um casal muito querido: o Sr José Gregório de Souza e a Sra. Maria da Conceição Ferreira de Souza, vindos da cidade de Lafaiete-MG, fixaram residência aqui em Juiz de Fora-MG, no ano de 1982. O Sr José e a Sra. Maria, já conhecedores da doutrina Espírita, dando continuidade ao aprendizado da mesma, ingressaram nos trabalhos do (Centro Espírita Bezerra de Menezes). Trabalhadores assíduos e responsáveis lá permaneceram por muitos anos.

A orientação
No ano de 1991, o Sr Fábio Larcher, pessoas muito querida e então presidente do Centro Espírita Bezerra de Menezes, disse ter recebido uma intuição para que a Sra. Maria e o Sr José, iniciassem estudos da doutrina espírita em sua residência, visto que algumas pessoas encaminhadas pelo casal participavam dos estudos no centro espírita Bezerra de Menezes, desta foram essas pessoas formaram o grupo iniciante.

A 1ª reunião de estudos.
Foi assim que no dia 19 de fevereiro de 1991, na Rua Negrão de Lima nº111 apartamento 101-no bairro Cidade do Sol, com a benção do nosso Senhor Jesus Cristo e o amparo da espiritualidade aconteceu a 1ª reunião de estudos, com a participação de 11 pessoas. O 1º palestrante foi o Senhor Oscar Mojica, e o tema elucidado foi: o princípio religioso da humanidade até a codificação kardequiana, com a duração de 90 minutos. A prece final foi proferida pelo Senhor José Gregório de Souza, e a seguir foi servida água fluidificada a todos.

A mentora
Destacamos que: nesta 1ª reunião, foi colocada sobre a mesa singela, uma rosa em oferecimento  a “Irmã Scheilla”. Ao final da reunião, o expositor disse ter visualizado, uma entidade colocando outra rosa na jarra. Relatou-nos a Sra. Maria que: “não supúnhamos, que neste dia, seria um marco muito importante em nossas vidas, neste dia iniciava uma instituição espírita”. A partir daí, elegemos como mentora da nossa casa a querida Irmã Scheilla.

Biografia da Irmã Scheilla
É um espírito muito conhecido e querido no movimento espírita brasileiro. Em sua última encarnação, nasceu na Alemanha, foi enfermeira e desencarnou em 1943, num dos bombardeios sofridos pela cidade de Hamburgo, no decorrer da 2ª grande guerra. Datam de pouco tempo depois as suas primeiras manifestações em um grupo espírita de Macaé no Rio de Janeiro-RJ, através do médium peixotinho, chegando a se materializar e a produzir belos fenômenos de efeitos físicos como o “apport” e distribuição de flores ou pequenos objetos, ou a impregnação do ambiente com éter ou perfumes. Seu retrato mediúnico a revela de belo semblante, profundos olhos azuis e cabelos loiros. Desde o princípio de suas manifestações, Scheilla demonstrou devotamento aos enfermos procurando, quando possível, amenizar lhes os sofrimentos ou recuperar lhes a saúde, faina em que prossegue atuante junto de equipes Espirituais socorristas em todo Brasil, através de diferentes médiuns simultaneamente, com característico sotaque Alemão, faz ouvir sua voz pregando a excelência do evangelho, a todos conclamando para que sigam o Cristo. Como neste lembrete.

Tranquiliza-te
Se a serenidade se afastou de ti, procura trazê-la de volta ao teu mundo interior.
A impaciência não ajuda;
A revolta não traz solução;
O medo exagerado é inútil.
Conscientiza-te de que és filho de DEUS, que não te esquece.
Ora e confia, fazendo o melhor que puderes.
Aos poucos, recobrarás a paz, plenificando-te de esperança!
Desse espírito caridoso e amigo, tão querido dos confrades brasileiros, são as mensagens que compõe este livro, recebidas psicográficamente pelo médium Clayton B Levy, em reuniões mediúnicas que o Centro Espírita Allam Kardec realiza na sede de Campinas-SP trinta páginas de aconselhamento, consolo e estímulo. Uma para cada dia do mês. Vem envoltas em especial carinho, de sublime vibrações. De Scheilla para você.

Início da evangelização infantil
No decorrer do ano de 1991 reuniões de estudos continuavam. Uma das participantes, viu as necessidade de uma criança receber um passe e a encaminhou a esta casa. A partir daí, iniciou-se os trabalhos de evangelização da criança, tendo a frente como evangelizadora a Sra. Aparecida de Fátima Sobreira da Silva, sendo então semanalmente realizadas as aulas de evangelização infantil, antes do horário dos estudos. Era enorme o número de crianças e todos os cômodos da residência do casal, eram com a assistência dos benfeitores espirituais, transformados em locais de aprendizado onde eram semeados  nos corações infantis os ensinamentos de Jesus, a luz da doutrina espírita. Elegemos o nome da nossa escola de evangelização  de “IRMÃ SCHEILLA”. Ainda nesse mesmo ano de 1991, foi iniciada a campanha do quilo neste bairro, os alimentos angariados eram repassados ao centro espírita Bezerra de Menezes, para os trabalhos assistenciais.

Início dos trabalhos de assistência social
No decorrer do ano de 1993 as Sras. Maria da Conceição F. de Souza e Aparecida de Fátima Sobreira da Silva, dirigiram-se a pontos de extrema carência neste bairro, com o intuito de levar os ensinos contidos no evangelho de Jesus a luz da Doutrina Espírita. Foram cadastradas famílias para receberem o alimento material e espiritual. O local escolhido foi a Rua 1 (atrás da facit). Como não dispúnhamos do espaço físico e os trabalhos de evangelização de adultos e crianças eram feitos “no meio da rua”. Próximos a nós transitavam  carros, animais, etc..., mas a alegria que estes encontros proporcionavam a todos os presentes a tudo superava. Passado algum tempo, destacamos a ajuda de um casal Senhor José e Senhora Selma, que residiam perto e vendo as dificuldades nos ofereceram sua residência, onde os trabalhos assistenciais aconteceram por muito tempo.

A fundação
No ano de 1994, os trabalhadores reuniram-se para a escolha do nome desta casa,e após a votação, ficou definido como “Centro Espírita A Caminho da Luz”, (CELUZ). Neste mesmo ano, instalou-se o Conselho Deliberativo, havendo então a aprovação e registro do Estatuto. Destacamos mais uma vez a gratidão do Senhor Fábio Larcher, que iniciou o trabalho nesta casa, nos orientando em todos os aspectos: Doutrinários e legais.

Perseverança
No ano de 1995, as dificuldades  cresciam, o espaço físico da sede provisória não comportava o número de crianças. Os trabalhadores, vinham mas iam na mesma proporção. Os estudos continuaram, mas a evangelização na sede provisória foi suspensa, pelo motivo acima.

 

A luta pela aquisição do terreno
Com o amparo de Jesus e da Espiritualidade, que sempre nos fortalece, iniciamos, junto à prefeitura de Juiz de Fora, uma longa caminhada, para que nos fosse dada a permissão de uso, de um terreno de sua propriedade, para ser construída a sede própria do CELUZ. Neste mesmo ano, o Senhor Fábio Larcher, nos orientou para que pedíssemos a Direção  da Escola Municipal Henrique José de Souza, neste bairro, o empréstimo do local para os trabalhos assistenciais. Quando a permissão nos foi concedida, lá iniciaram: a Evangelização da criança e do adultos bem como a parte de assistência material. O que vem acontecendo até o presente momento.

Os anos passaram

Com o objetivo  acima descrito, foram realizados vários eventos porque achávamos que a permissão por parte da prefeitura não iria ser concedida. No ano de 1998, foi comprado um terreno no bairro Nova Era com a renda dos eventos para a construção da sede do Centro Espírita A Caminho da Luz – CELUZ.

Liberação da permissão de uso do terreno.
No ano de 2000, após uma luta incansável e aqui destacamos os esforços das irmãs: Maria José Alves Ferreira e Maria Auxiliadora M. de Freitas, para que a prefeitura de juiz de Fora concedesse a permissão de uso do terreno situado à Rua A nº 70, no bairro Alto  das Colinas. Neste mesmo ano foi concedida finalmente a permissão de uso do terreno citado acima. Assim o Centro Espírita A Caminho da Luz, teria a sua sede própria, alicerçada no plano material, pois a espiritualidade já se encontrava pronta para ajudar-nos. Salientamos nossa gratidão ao irmão André Luiz de Almeida Silva, Engenheiro que nos doou o trabalho arquitetônico.

A construção
No ano de 2002 após a realização de vários eventos e a venda do terreno no Bairro Nova Era  foi realizada a terraplenagem e a seguir a fundação,depois o início das obras do CELUZ. No ano de 2005 houve a conclusão parcial das obras do 1º pavimento, NOSSO CORAÇÃO ESTÁ EM FESTA!!! No dia 03 de janeiro de 2006 iniciamos com as bênçãos de Jesus a 1ª reunião de estudos na sede própria. Após esta data passamos a realizar também as reuniões públicas, bem como a parte da Assistência Social. Porém a evangelização das crianças e jovens bem como a de adultos e a distribuição de cestas básicas continuaram na Escola Municipal do Bairro Cidade do Sol, por ainda não termos salas adequadas para que a evangelização seja dividida em faixas etárias lá também funcionam a mocidade Espírita “A Caminho da Luz” e a biblioteca “Pingo de Luz”. Estamos agora trabalhando para a construção do 2º e do 3º pavimentos, e com a ajuda da espiritualidade e o nosso esforço conseguiremos em breve realizar mais este sonho!!
2006, ano de reeleição do conselho deliberativo do CELUZ
Tempos de mudanças, de reestruturação, de crescimento. Os trabalhadores estão chegando e chegarão certamente, encaminhado por Jesus, para a difusão do seu Evangelho redivivo pela Doutrina dos Espíritos. Mais do que nunca é a hora de vivenciar o aprendizado adquirido. E nós trabalhadores, pequeninos que somos mas infinitamente gratos a JESUS, pela oportunidade de fazer parte dessa história, cantamos jubilosos Hosana nas alturas e paz na terra aos homens de Boa Vontade.

Menssagens
“quando o trabalhador está pronto o trabalho aparece”, do livro os mensageiros de André Luiz.(psicografia de Francisco Cândido Xavier).
“é certo que tempos difíceis existem, mas são para aperfeiçoar o aprendiz”. Autor desconhecido.

ABRIL DE 2006 JUIZ DE FORA –MINAS GERAIS

Como Ajudar!

CAIXA ECONÔMICA FEDERAL

Agencia:0126 Op 013 Conta:00347730-1

CNPJ 

00215016/0001-11

 

Mais Livros

  • Conduta espírita

    Abraçando o Espiritismo, pedes, a cada passo, orientação para as atitudes
    que a vida te solicita.
    Pensando nisso, André Luiz traçou as normas que constituem este epítome
    de conduta.

    Continue lendo »

  • Ação e Reação - André Luiz
    Pretendíamos efetuar algumas observações, com referência às leis de causa e
    efeito -o carma dos hindus e, convenientemente recomendados pelo Ministério do
    Auxílio, achávamo-nos ali, encantados com a palavra do orientador, que prosseguia,
    atencioso, após longa pausa

Continue lendo »

A caminho da luz
Enquanto as penosas transições do século XX se anunciam ao tinido
sinistro das armas, as forças espirituais se reúnem para as grandes
reconstruções do porvir.
Aproxima-se o momento em que se efetuará a aferição de todos os
valores terrestres para o ressurgimento das energias criadoras...

Continue lendo »